
Sinopse: Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em 'A menina que roubava livros. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, 'O manual do coveiro '. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram esses livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto da sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, de nossa narradora. Um dia, todos irão conhecê-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.
Fonte: http://www.quebarato.com.br/
O livro é maravilhoso, a história te prente do ínicio ao fim. Liesel é uma garotinha com uma personalidade muito forte, sua vida foi marcada por grandes perdas, seu irmão mais novo morreu, sua mãe a deu para doação. Foi então morar com seus pais adotivos Hans e Rosa Hunermann. Liesel é uma menina bastante determinada o primeiro livro que roubou ainda não sabia ler, mas seu pai adotivo logo percebeu seu interesse pelos livros e ensinou Liesel a ler. A relação de Liesel com seu pai adotivo é algo encantador até mesmo com sua mãe apesar de ser tão rabugenta seu jeito de demonstrar amor era um pouco estranho. A história se passava na época de Hitler onde o livro relata fatos bastante cruéis, bombardeios, centro de concentração, judeus, o racismo que existia, a crise na econômia em função da guerra.
Hans escondia um judeu em seu porão por conta de uma promessa que fez a um amigo quando esteve na guerra e Liesel nunca imaginaria que se tornaria a melhor amiga de um judeu.
A luta dela, do pai e sua mãe para proteger um judeu era algo admirável por outro lado bastante arríscado, mas mesmo assim o fizeram. O livro nos faz reflir muito sobre até que ponto o RACISMO pode levar um ser humano a matar pessoas, exterminar uma raça, tendo a prepotência de achar que sua raça é superior as outras. Somos todos iguais independente de cor e situação financeira, não levamos nada desse mundo estamos todos aqui para experimentar, aprender e evoluir.
O livro é excelente um dos melhores que já li. Vale muito a pena ler!!!
Até a próxima e uma boa leitura!
3 comentários:
Olá para as duas amigas!!!! Desde que vi esse livro na livraria, me interessei. Mas não comprei porque a minha filhota sempre gasta toda a cota de livros por mês. Mas vou deixar reservado uma quantia pra comprar e ler este aí!!!
Ah, tem selinho pro blog de vocês lá no meu blog. Precisa passar lá pra pegar, ok. Gde bj da Fabi.
Nossa! Chorei muito lendo esse livro. Os horrores da guerra são chocantes. A parte que fala da marcha dos judeus pelas ruas de Berlim é de partir o coração. Mas gostei muito do "poder das palavras" que Max fala no livro que escreve a Liesel. Foi com palavras que Hitler convenceu as pessoas a agir com crueldade e são as palavras que no final, salvam a vida de Liesel.
Livro maravilhoso. Recomendo! =D
ola,adorei seu blog.
tô doida pra ler este livro...e quero também ler o "A menina que não sabia ler" serão minhas proximas compras, sucesso, bjus
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita!